Quem Somos


Diante do conjunto de fatores sócio-econômicos e ambientais que vêm
modificando o cenário internacional ao longo destes últimos anos, afetando, diretamente, as relações internacionais, tanto no âmbito publico como privado dos países do mundo, nós, alunos do curso de Relações Internacionais e afins, membro da Associação dos Internacionalistas do Brasil (AIB) e o coordenador Geral do Estado da Bahia da AIB, buscando o apoio e incentivo de instituições que deseje promover um evento acadêmico em nível internacional, tomamos a iniciativa de promover a I Conferência do Model United Nations  SMUN– na Cidade do Salvador em 2011.

Enquanto postura ideopolítica e epistemológica avaliamos o Simulado como uma oportunidade ímpar, na quais alunos de ensino médio e universitários demonstram compromisso com as futuras gerações, ao assumirem postura de representante da política externa de um dos países membro do Sistema, em simulações dos conselhos, comitês e conferências da Organização das Nações Unidas. Os alunos, nesse caso, “diplomatas” aprofundam-se, epistemologicamente, nos temas da agenda internacional atual sob uma perspectiva paradigmática, que implica a transformação dos seus pensamentos em relação ao que, de fato, ocorre no mundo, encontrando justificativas e buscando possíveis soluções através de negociações.

Almejamos, com este projeto, transmitir valores e conhecimento aos alunos participantes, para que eles possam refletir em como sua atuação enquanto cidadão e futuro profissional poderão contribuir para o desenvolvimento uma consciência humanitária coletiva.
Esse processo de aprendizagem constitui-se em uma diferenciada forma de se estudar e formar alunos, visto que a promoção das diversas inteligências é fator preponderante para elaboração de um profissional competente e capaz de lidar com os novos desafios contemporâneos.

Assim, o profissional que passa por uma experiência como essa pode viver em locus o exercício da prática docente, bem como sua aplicação e execução por mérito e carga teórica desenvolvida em sala. Fundamentalmente, essa vivência é que realoca os estudantes para posição de praticantes da práxis docente.